18 de OUTUBRO de 2018

Textura e Grafiato: Descubra a diferença das duas técnicas

Independentemente de serem pintadas, cobertas por papel de parede, revestidas com cerâmica ou texturizadas, as paredes cumprem um papel importante na decoração da casa. Elas compõem o ambiente com estilo e personalidade, podendo ser coloridas, discretas ou mesmo ponto focal da décor.

É isso mesmo: em muitos casos, as paredes roubam a cena do ambiente, especialmente quando são complementadas com quadros, esculturas, mobiliários e plantas.

São muitas as possibilidades quando se fala de paredes, mas duas técnicas que têm se popularizado a cada dia são a textura ou grafiato. O sucesso se deve à beleza de ambas as técnicas e também ao ótimo custo-benefício que elas oferecem.

É muito comum que as pessoas confundam essas duas técnicas, mas existem características que distinguem o grafiato da textura. Se você é um daqueles que vivem fazendo confusão, confira as nossas dicas, aprenda a diferenciar as técnicas e escolha a mais adequada para a sua casa!

Estética
A principal diferença entre o grafiato e a textura é o visual da parede. Enquanto o resultado do grafiato é um aspecto rústico, de ranhuras eminentes, a textura se apresenta de formas variadas, com círculos, xadrez, projetado, envelhecido, arrepios e outros efeitos. Em relação à estética, ambas as técnicas são adequadas, e o que manda na hora da escolha é o gosto do freguês.

Composição
O grafiato é uma espécie de revestimento acrílico com superfície rústica, grãos de malha 10, repelência a água e composição anti mofo. Já a textura, embora possa ser anti-mofo como o grafiato, não produz o efeito riscado, isso porque não contém a chamada malha 10. Vale destacar que há também as texturas em gel.

Aplicação
A aplicação tradicional do grafiato é feita com desempenadeira de aço ou PVC. A textura, por sua vez, é aplicada com rolos especiais de padrões variados. O mais comum é o rolo cabelo de anjo, mas há rolos florais, projetados e xadrezes, dentre outros. Semelhanças entre as duas técnicas Engana-se quem pensa que grafiato e textura são diferentes em tudo. 

 

Veja a seguir o que as duas técnicas têm em comum:


Potencial decorativo: tanto a textura quanto o grafiato apresentam um excelente potencial decorativo, com a capacidade de melhorar o aspecto visual de qualquer ambiente;

Versatilidade: grafiato e textura são técnicas versáteis, que podem ser aplicadas em áreas externas, quartos, salas e outros ambientes;

Contraste: ambas as técnicas podem ser úteis para fazer um ponto de contraste em cômodos muito uniformes e monótonos; Controle de umidade: a textura e o grafiato possuem características mais densas, que tornam a parede mais resistente a infiltrações e umidade. Isso significa que a parede vai ficar bonita por mais tempo;

Fácil manutenção: as duas técnicas apresentam a vantagem da fácil manutenção, pois ambas são laváveis;

Rápida aplicação e secagem: renovar o ambiente com grafiato é um processo simples e que não demora muito. A aplicação e secagem são bem rápidas!

E aí, já sabe se vai escolher grafiato ou textura para decorar a sua casa?


Produtos relacionados